Nossa história


O Ateliê Colcha de Retalhos nasceu em 2014 em Ipameri, uma cidade do interior de Goiás, em que eu, Dandara Tschmerizja Lazari (tia Danda para as crianças e os pets), residia na época e trabalhava como professora em um instituto de educação superior. Pedagoga por formação, o Ateliê surgiu como uma ideia para divulgar meus trabalhos em feltro e papelaria com foco em lembrancinhas para eventos, brinquedos educativos e itens de decoração para casa e festas, trabalhos que eu já vinha realizando há anos dentro da minha profissão.

Nesta época passava muito tempo sozinha, já que era recém casada e morando muito longe da família (sou natural de Apucarana, Paraná). Então e eu e meu marido resolvemos adotar um cãozinho. Foi aí que a Bisteca entrou na minha vida! Ela morava na praça central da cidade, estava fraca, magra, cega de um olho e com sarna. Levamos ela para casa e dediquei meu tempo e dinheiro para salvar aquela pequena, que se tornou o maior amor da minha vida, minha versão canina! Depois dela, ainda em Goiás, adotamos a Costela e a Fraldinha. Nos mudamos para o litoral paranaense no final de 2014 e adotamos o Bacon! Ou melhor, ele nos adotou. Depois dele chegou a Polenta Maria, abandonada filhotinha no CMEI em que eu trabalhava na época.

Com tantos cachorros, naturalmente comecei a costurar roupinhas para eles por necessidade, já que aqui faz muito frio no inverno e não encontrava peças para comprar que servissem perfeitamente em cada um deles. As primeiras ficaram estranhas, mas consegui aquecer meus pequenos!

Em 2017 acabei me afastando da área da educação e comecei a confeccionar peças pet mais atrativas e com acabamento melhor. No final deste mesmo ano a minha irmã, Raíssa Tschmerizja, se formou em Engenharia Civil e ela e a sua pequena “xalxicha”, a Gelatina, vieram morar comigo como algo provisório. Alguns meses juntas em casa foi o suficiente para juntarmos as melhores heranças familiares e conhecimentos adquiridos com a profissão: eu com a minha criatividade e dom para trabalhos manuais, herança de dona Nadir, e ela com a sua facilidade com números e paciência para vendas, qualidades do seu Valdomiro. Somando isso aos produtos mais atrativos e aos sete “Dog Models” que temos dentro de casa (adotamos a Feijoada recentemente, mais uma grandona que estava em má) condições na rua, surgiu o Ateliê Colcha de Retalhos – Moda Pet.

Atualmente produzimos roupinhas de todos os tipos, laços, gravatas, bandanas, mantinhas e fantasias com o nosso maior diferencial que são os produtos feitos a mão, personalizados para se adequar a cada bichinho e, claro, muito amor! Agradecemos imensamente a todos que participaram de alguma forma da nossa trajetória até agora! Estarão para sempre dentro dos nossos corações!

Beijocas da tia Danda e da tia Rai e lambeijos dos Churras (responsáveis por tudo isso!)

 

 

Siga-nos: